ALUNA:ANA PAULA RAMOS FASE:2C IMPERIALISMO O IMPERIALISMO É A POLÍTICA DE EXPANSÃO E DOMÍNIO TERRITORIAL,CULTURAL E ECONOMICO DE UMA NAÇÃO SOBRE OUTRAS OU SOBRE UMA OU VÁRIAS REGIÕES GEOGRÁFICAS. O IMPERIALISMO CONTEMPORANEO PODE SER TAMBÉM DENOMINADO COMO NEOCOLONIALISMO ,POR POSSUIR MUITAS SEMELHANÇAS COM O REGIME VIGORADO ENTRE OS SÉCULOS 15e19 ,O COLONIALISMO . ESTA PRÁTICA ESTÁ REGISTRADA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE ATRAVÉS DE MUITOS EXEMPLOS DE IMPÉRIOS QUE SE DESENVOLVERAM E,EM MUITOS CASOS ,FORAM ANIQUILADOS OU SUBSTITUÍDOS POR OUTROS .NO ENTANTO ,O CONCEITO ,DERIVADO E UMA PRÁTICA ASSENTE NA TEORIA ECONOMICA ,SÓ SURGIU NO ÍNICIO DO SÉCULO 20.
Na segunda metade do século xix,países europeus como a Inglaterra,França,Alemanha,Bélgica e Itália eram considerados grandes potencias industriais. Na américa,eram os Estados Unidos quem apresentavam um grande desenvolvimento no campo industrial. Todos esses países exerceram atitudes imperialistas,pois estavam interessados em foramar grandes impérios economicos,levando suas áreas de influência para outros continentes. Com o objetivo de aumentarem sua margem de lucro e também de conseguirem um custo consideravelmente baixo,estes países se dirigiram à África,Ásia e Oceania,dominando e explorando estes povos. Nome:André Luis Spíndola Ortiz. 2 fase A.
Alunos: Ana Maria, Arilson Série: 2ª fase"C". Na segunda metade do século XIX, países europeus como a Inglaterra, França, Alemanha, Bélgica e Itália, eram considerados grandes potências industriais. Na América, eram os Estados Unidos quem apresentavam um grande desenvolvimento no campo industrial. Todos estes países exerceram atitudes imperialistas, pois estavam interessados em formar grandes impérios econômicos, levando suas áreas de influência para outros continentes.
Com o objetivo de aumentarem sua margem de lucro e também de conseguirem um custo consideravelmente baixo, estes países se dirigiram à África, Ásia e Oceania, dominando e explorando estes povos. Não muito diferente do colonialismo dos séculos XV e XVI, que utilizou como desculpa a divulgação do cristianismo; o neocolonialismo do século XIX usou o argumento de levar o progresso da ciência e da tecnologia ao mundo.
Imperialismo é a pratica através da qual, nações poderosas procuram ampliar e manter controle ou influência sobre povos ou nações mais pobres.As marcas profundas deixadas pelo neocolonialismo se refletem em suas culturas, políticas, economias e são vistas com clareza nas guerras e massacres causados por diferença éticas. São paises ainda de certa forma, dominados pelas nações poderosas. É a esse domínio que chamamos de IMPERIALISMO.
Processo de exploração econômica e dominação política estabelecido pelas potências capitalistas emergentes ao longo do século XIX e início do século XX, que culmina com a partilha da África e da Ásia, Colonização da África e da Ásia). A disputa por novos mercados envolve Reino Unido, França e Bélgica, primeiras potências industrializadas; Alemanha e Estados Unidos, que conhecem o apogeu industrial e econômico a partir de 1870; e Itália, Rússia e Japão, que ingressavam na via da industrialização.
Os países industrializados necessitavam encontrar territórios ricos em matérias-primas para abastecer suas economias e novas regiões para investir o capital excedente. Além das colônias comerciais, as colônias de assentamento deveriam atender aos problemas de crescimento populacional e de fornecimento de mão-de-obra numerosa e barata. As inovações tecnológicas decorrentes da segunda Revolução Industrial e a exploração de novas fontes de energia aumentam a capacidade de produção das indústrias – outro fator que força a busca de novos mercados.
jhonatan fase C O imperlismo foi uma política que tem por fim a formação e a manutenção de impérios. Foi um dos fatores decisivos na história antiga e moderna.Ideologicamente significa uma tentativa de justificar. a expansão imperial. A origem dos impérios deve ser procurada geralmente na conquista, O termo tem, várias acepções e o conceito é muito controvertido. Desde a publicação, em 1902, do livro de J. A. Hobson, Imperialism (imperialismo),tem sido discutido, principalmente pelos teóricos do marxismo, como Rosa Luxemburgo e Lenin, e pelos seus críticos modernos.
ALUNOS:VANDA E EVERALDO FASE:2c O CONCEITO DE IMPERIALISMO MODERNO NO FINAL DO SÉCULO 19 E COMEÇO DO SÉCULO 20,A ECONOMIA MUNDIAL VIVEU GRANDES MUNDANÇAS .A TECNOLOGIA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL AUMENTOU AINDA MAIS A PRODUÇÃO ,O QUE GEROU UMA GRANDE NECESSIDADE DE MERCADO CONSUMIDOR PARA,ESSES PRODUTOS E UMA NOVA CORRIDA POR MATÉRIAS PRIMAS. A CONCEPÇÃO DE NEO-IMPERIALISMO FOI REALIZADA POR ECONOMISTA INGLESES E FRANCESES NO INÍCIO DO SÉCULO 19.ESTE CONCEITO CONSTITUI_SE EMDUAS CARACTERISTICAS FUNDAMENTAIS :O INVESTIMENTO DE CAPITAL EXTERNO E A PROPRIEDADE ECONOMICA MONOPOLISTA. UM PAÍS IMPERIALISTA ERA UM PAÍS QUE DOMÍNAVA ECONOMICAMENTE O OURO,E DESSE MODO A CAPITALIZAÇÃO DAS NAÇÕES IMPERIALISTAS GRADATIVAMENTE SE AMPLIAVA ,ASSIM COMO A ABSORÇÃO DOS PAÍSES DOMÍNADOS PELO MONOPÓLIOS ,MÃO_DE_OBRA BARATA E ABUNDANTE E MERCADOS CONSUMIDORES LEVAVAM DO CICLO DO NOVO COLONIALISMO,QUE É O PRODUTO DA EXPANSÃO CONSTANTE DO IMPERIALISMO.
É a prática das nações poderosas da qual procuram ampliare manter controle sobre povos ou nações mais pobres. O imperalismo é associado somente com expansão econômica dos países capitalista e é exercido direta ou indiretamente,polítca e economicamente. Esse movimento se reflete em suas culturas, políticas, econômicas. A Inglaterra França, Alemanha, Bélgica, Itália todos tinham atitudes imperalista com o objetivo de aumentarem sua margem de lucro e assim dominando e explorando esses povos. É a esse domínio da-se o nome de Imeralismo
Imperialismo é a política de expansão e domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras, ou sobre uma ou várias regiões geográficas. O imperialismo contemporâneo pode ser também denominado como neocolonialismo, por possuir muitas semelhanças com o regime vigorado entre os séculos XV e XIX, o colonialismo. Ivan e Rosimeire
Esta prática está registada na história da humanidade através de muitos exemplos de impérios que se desenvolveram e, em muitos casos, foram aniquilados ou substituídos por outros. No entanto, o conceito, derivado de uma prática assente na teoria econômica, só surgiu no início do século XX.
No final do século XIX e começo do século XX, a economia mundial viveu grandes mudanças. A tecnologia da Revolução Industrial aumentou ainda mais a produção, o que gerou uma grande necessidade de mercado consumidor para esses produtos e uma nova corrida por matérias primas. A concepção de neo-imperialismo foi realizada por economistas ingleses e franceses no início do século XIX. Este conceito constituiu-se em duas características fundamentais: o investimento de capital externo e a propriedade econômica monopolista. “Um país imperialista era um país que dominava economicamente o outro”, e desse modo a capitalização das nações imperialistas gradativamente se ampliava, assim como a "absorção" dos países dominados pelos monopólios, mão-de-obra barata e abundante e mercados consumidores, levavam ao ciclo do novo colonialismo, que é o produto da expansão constante do imperialismo.
Imperialismo é a política de expansão e domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras, ou sobre uma ou várias regiões geográficas. O imperialismo contemporâneo pode ser também denominado como neocolonialismo, por possuir muitas semelhanças com o regime vigorado entre os séculos XV e XIX, o colonialismo. Esta prática está registada na história da humanidade através de muitos exemplos de impérios que se desenvolveram e, em muitos casos, foram aniquilados ou substituídos por outros. No entanto, o conceito, derivado de uma prática assente na teoria econômica, só surgiu no início do século XX.
leandro gomes martins 2 fase A Imperalismo Entato, nos primeiros anos da década de 40 do século XIX o esgotamento das possibilidades de crescimento dessa industria levou a ingraterra a uma seria crise economia. E em toda parte novas ferrovias eram contruidas com capitais equipamentos é até mesmo tecnicos britanicos.
Imperialismo e o nome da base do capitalismo que nasceu nas ultima decadas do seculo xix quondo os monatalios dos paises capitalistas avançados começaram a investir capital em outros paises portanto capitalismo manapolista e imperialismo tem tudo a ver. A causa e bem simples. Oimperialismo e consequencia do capitalismo monapolista. Um pais se torna imperialista quando suas empresas nacionas crecem a ponto de se tornar monapolios. Os monapolios investem capital dizemos que eles esportam capital em outros paises, ou seva, se tornam donos de plantaçoes, minas, canpanias de tranposte, empresas comercias, bancos e ate mesmo fabricas qual o objetivo,lucros, e claro. Como,viajamos alguns exemplo do seculo xix.
Imperialismo é a prática através da qual, nações poderosas procuram ampliar e manter controle ou influência sobre povos ou nações mais pobres.
Algumas vezes o imperialismo é associado somente com a expansão econômica dos países capitalistas; outras vezes é usado para designar a expansão européia após 1870. Embora Imperialismo signifique o mesmo que Colonialismo e os dois termos sejam usados da mesma forma, devemos fazer a distinção entre um e outro.
Colonialismo normalmente implica em controle político, envolvendo anexação de território e perda da soberania.
Imperialismo se refere, em geral, ao controle e influência que é exercido tanto formal como informalmente, direta ou indiretamente, política ou economicamente. nome-wagner rondon da silva 2fase
luceliaramos 2fase c. a primeira fase d revoluçao industrial acnteceu entre (1780-1840). a industria de algodao era a principal fonte de divisa para os cofres ingleses. a euforia na segunda fase da revoluçao industrial durou ate 1873 quando uma crise economica surgiu no panorama mundial.a revoluçao industrial consistiu substuiçao das ferramnetas pelas maquinas; da energia humnana pela modo de produçao fabril.o imperialismo constiu-se por politica de conquista na colonialismo,justificativa no seculo xIx, e na revoluçao industrial.
A primeira fase da revolução industrial começou durante o século 1780 e 1840. NO século XX o crescimento das industriais levaram a Inglaterra a uma seria crise economia. Em 1820 houve o aperfeiçoamento de locomotivas e a construção de ferrovias foi enorme as industriais eram obrigadas a investir cada vez mais em tecnologia . Enquanto nas cidades tem ha grandes desenvolvimentos e no campo desenvolve a mecanização,o desenvolvimento do capitalismo financeiro o imperialismo teve suas conseqüências a primeira guerra mundial,a fome, o desemprego, as brigas, etc
Claudia Augusto 2º B Processo deexploração economica e dominação politica estabelecido pelas potencias capitalistas emergentes ao longo do século XX,que culmina com a partilha da África e da Ásia.Colonização da África e da Ásia.Adisputa por novos mercados envolve Reino Unido,França e Bélgica,primeiras potências industrializadas.É a política de expansão e domínio territorial,cultural e econômico de uma nação ou sobre outras.TRUSTE é a expansão utilizada para designar as empresas ou grupos.
A formação do capitalismo monopolista representou uma rupturas das teorias econômicas liberais que defendiam a livre concorência das empresas e um mercado competitiva sem interferência do estado Na desputa por mercados,as capitalista eram obrigados a investir cada vez mais em tecnologia.PORi sso,procuravam incentivar o desenvolvimento de novas invenções e o aperfeiçoamento das técnicas existentes,visando o aumento da produtividade e ao barateamento dos produtos para vencer a competição com outras empresas.AO mesmo tempo,na prática podia-se verificar acrescente substituição do trabalho humano por máquinas_proceso que ficou conhecido como mecanização ou automoção.
O imperialismo do seculo xix foi as atitudes de cinco grands países europeus que eram Inglaterra,Italia,França,Alemanha e Belgica.Agiram de forma criando um proceso de denominação politica e economica chamado Neocolonialismo,esse processo de denominção capitalista estavam em busca de novas riquezas e materia~primas e novas terras e novos mercados consumidor,mas o principal objetivo desse sistema era dividir o mundo em potencias capitalista nos continantes Asiaticos e Africanos. O neocolonialismo conseguiu seus objetivos usando sua idéia de levar as colonias suas tecnologia e sua ciencia.
Porém,como os concorrentes faziam a mesma coisa,isso geravam uma corrida que acabava levando a diminuição dos lucros.Miutas empresas iam a falencia e as que sobbreviviam passavam a controlar fatias cada vez maiores do mecado.No final do século XIX,era tão forte a tendência a criação de monópolis nos ESTADOS UNIDOS que o cogresso aprovou,em 1890,a lei SHERMAN-aprimorada em 1914,quando recebeu o nome de lei antitruste-proibindo que uma única empresa,ou grupo de empresas,exercesse controle sobre o mercado de qualquer produto. Mesmo com a medida,a tendencia a concentração de capital prosseguida.
Alunos: jacqueline e claudio. 2 fase B O Imperialismo é uma prática através da qual, nações poderosos procuram ampliar e manter controle eou influência sobre os povos mais pobres. Algumas vezes o Imperilaismo é associado somente com a expansão econômica dos países capitalistas; outras vezes é usado para designar a expansão européia após 1870.Embora Imperialismo signifique o mesmo que colonialismo e os termos sejam usados da mesma forma, devemos fazer a distinção entre um e outro. Colonialismo normalmente implica em controle político, envolvendo anexação do território e perda da soberania e o Imperialismo se refere , em geral, ao controle e imfluência que é exercido tanto formal como informalmente,direta e inderetamente, política ou economicamente.
Entre os seculos XVIII,alguns naçoes concorrentes criaram varios imperios ,especialmente de carater colonial,o maior imperio da epoca moderna e de Felipe II, Da Espanha,Portugal,Inglaterra,Franca e Holanda. O Imperalismo na sua forma de expansao territorial,ainda nao esta interamente liagado,pois alguns territorio, especilamente na Africa,continua com o seu status colonial. 2 FASE B GRACIELLE E JOEL
Jessica Elayne e Gleicy 2°fase B IMPERIALISMO : É a política de expasão e dmínio territorial´,cultural e econômico de uma noção sobre outras,ou sobre uma uo várias regiões geográficas. No final do século XIX aeconÔmia mundial viveu grandes mudanças. o IMPERIALISMO no século XIX OS principais páises que adotaram a prática do imperialismo REINO UNIDO,FRANÇA BELGICA,IÁLIA,ALEMANHA,PORTUGAL,ESPANHA,PAÍSES BAIXOS,JAPÃO,RÚSSIA,ESTADOS UNIDO e outros....
aluna.linda meire martins dias. 2fase .c noturno. 01/04/2011 O imperialismo do seculo xix foi as atitudes de cinco grandes paises europeus que eram Ingraterra,Italia,Franca ,Alemanha,e Belgica ,agiram de forma criando um processo de dominação politica e economica chamado de neocolonialismo,esse processo de dominação capitalista estavam em busca de novas riquezas e materias-primas e novas terras e novos mercados para abranger seu mercado consumidor mais o principal objetivo desse sistema era dividir o mundo em potencias capitalista ,e explorar as terras descobertas nos continentes Asiáticos e Africano.
Aluno: Tiago Franco 2°Fase A Imperialismo é a política ocorrida na época da Segunda Revolução Industrial. Trata-se de uma política de expansão territorial, cultural e econômica de uma nação em cima de outra. O imperialismo contemporâneo é chamado de neo-imperialismo, pois possui muitas diferenças em relação ao imperialismo do período colonial. Basicamente, os países imperialistas buscavam três coisas: Matéria-prima, Mercado consumidor e Mão-de-obra barata. Os países imperialistas dominaram, exploraram e agrediram os povos de quase todo o planeta. A política imperialista provocou muitos conflitos, como a Guerra do Ópio na China, a Revolução dos Cipaios na Índia, etc. Assim, ao final do século XIX e o começo do XX, os países imperialistas se lançaram numa louca corrida pela conquista global, desencadeando uma rivalidade entre os mesmos.
No final do século XIX e começo do século XX, a economia mundial viveu grandes mudanças. A tecnologia da Revolução Industrial aumentou ainda mais a produção, o que gerou uma grande necessidade de mercado consumidor para esses produtos e uma nova corrida por matérias primas.
A concepção de neo-imperialismo foi realizada por economistas ingleses e franceses no início do século XIX. Este conceito constituiu-se em duas características fundamentais: o investimento de capital externo e a propriedade econômica monopolista.
Imperialismo,era preciso descobrir novas alternativas de investimento que representassem aplicação lucrativa para os excedentes de capital gerados na industria do algodão.A euforia de desenvolvimento nessa segunda Revulucao Industrial durou até 1873. O desenvolvimento desigual do Capitalismo fez com que o capital se concentrasse em algumas noções, como França,Inglaterra e Estados Unidos.A politica Imperialismo que foi adotada pelas grandes potência imperialismo que foi adotada pelas grandes potência devido á necessidade de consequirem novos mercados e consequencia aumentarem o volume de suas exportação
No século xvi,o mundo já havia assistido a uma corrida colonialista.Portugal,a Espanha,a Inglaterra,a França e a Holanda haviam se apoderado das terras do continente americano e criado colônias. No final do século xviii e inicio do xix,a maioria das antigas colônias européias na América conseguiu a independência. A partir de 1870,países da Europa,os Estados Unidos e o Japaõ se envolveram na aventura neocolonial.Uma verdadeira corrida onde ninguém queria ficar para trás.O novo colonialismo centrou suas conquistas em territórios dos continentes africanos e asiático.Esse colonialismo da segunda metade do século xix ficou conhecido como imperialismo ou neocolonialismo. A violência foi a principal caracteristicas dessa acirrada disputa.Ela fez centenas de milhares de vitímas. O que teria motivado essa nova corrida colonialista no fim do século xix? Fatores econômicos tiveram grande peso.O imperialismo representou uma saída para a crise que começará a afligir a economia capitalista mundial em 1873. Depois de um longo período de crescimento,a economia européia entrou em crise.As fábricas e as fazendas produziam grande quantidade de mercadorias em um tempo cada vez menor.Houve uma superproduçaõ.Os preços e os juros despencaram. Na tentativa de superar a crise,os países aumentaram as medidas protecionistas.O imperialismo foi um desdobramento dessas medidas.Com as conquistas,buscavam-se mercados para escoar o excesso da produçaõ e de capitais.Cada economia industrializada queria mercados cativos.
Foi a política de expansão territorial, cultural e econômica das potencias europeias no final do sec. XIX, logo após a segunda revolução industrial....foi também chamado de neo-colonialismo pois possui muitas diferenças em relação ao período colonial. Basicamente, os países imperialistas buscavam três coisas: Matéria-prima, Mercado consumidor e Mão-de-obra barata.
Essa concepção de imperialismo foi perpetrada por economistas alemães e ingleses no início do século XX. Nele, há duas características fundamentais: -investimento de capital externo -propriedade econômica monopolista. Desse modo, a capitalização das nações imperialistas gradativamente se ampliava sobre os países dominados, pois monopólios, mão-de-obra barata e abundante e mercados consumidores levavam ao ciclo do novo colonialismo, que é o produto da expansão constante do imperialismo.
Prof. Miriam, sou o Prof. Marcos da Escola vandoni, parabens pelo trabalho desenvolvido com os alunos utilizando-se da tecnologia. Felicidades cara colega. Também quero parabenizar a escola pela aquisição de novos computadores, pois este educandário merece e também parabéns pelo trabalho competente do colega Raul da STE.Um abraço a todos.
POSTAR COMENTÁRIOS ALUNOS(AS)
ResponderExcluirALUNA:ANA PAULA RAMOS FASE:2C IMPERIALISMO O IMPERIALISMO É A POLÍTICA DE EXPANSÃO E DOMÍNIO TERRITORIAL,CULTURAL E ECONOMICO DE UMA NAÇÃO SOBRE OUTRAS OU SOBRE UMA OU VÁRIAS REGIÕES GEOGRÁFICAS. O IMPERIALISMO CONTEMPORANEO PODE SER TAMBÉM DENOMINADO COMO NEOCOLONIALISMO ,POR POSSUIR MUITAS SEMELHANÇAS COM O REGIME VIGORADO ENTRE OS SÉCULOS 15e19 ,O COLONIALISMO . ESTA PRÁTICA ESTÁ REGISTRADA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE ATRAVÉS DE MUITOS EXEMPLOS DE IMPÉRIOS QUE SE DESENVOLVERAM E,EM MUITOS CASOS ,FORAM ANIQUILADOS OU SUBSTITUÍDOS POR OUTROS .NO ENTANTO ,O CONCEITO ,DERIVADO E UMA PRÁTICA ASSENTE NA TEORIA ECONOMICA ,SÓ SURGIU NO ÍNICIO DO SÉCULO 20.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAlunos das 2 fases A, B e C não esqueçam de comentar sobre o assunto: Imperialismo do século XIX. Professora Miriam
ResponderExcluirNa segunda metade do século xix,países europeus como a Inglaterra,França,Alemanha,Bélgica e Itália eram considerados grandes potencias industriais. Na américa,eram os Estados Unidos quem apresentavam um grande desenvolvimento no campo industrial. Todos esses países exerceram atitudes imperialistas,pois estavam interessados em foramar grandes impérios economicos,levando suas áreas de influência para outros continentes.
ResponderExcluirCom o objetivo de aumentarem sua margem de lucro e também de conseguirem um custo consideravelmente baixo,estes países se dirigiram à África,Ásia e Oceania,dominando e explorando estes povos.
Nome:André Luis Spíndola Ortiz. 2 fase A.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAlunos: Ana Maria, Arilson
ResponderExcluirSérie: 2ª fase"C".
Na segunda metade do século XIX, países europeus como a Inglaterra, França, Alemanha, Bélgica e Itália, eram considerados grandes potências industriais. Na América, eram os Estados Unidos quem apresentavam um grande desenvolvimento no campo industrial. Todos estes países exerceram atitudes imperialistas, pois estavam interessados em formar grandes impérios econômicos, levando suas áreas de influência para outros continentes.
Com o objetivo de aumentarem sua margem de lucro e também de conseguirem um custo consideravelmente baixo, estes países se dirigiram à África, Ásia e Oceania, dominando e explorando estes povos. Não muito diferente do colonialismo dos séculos XV e XVI, que utilizou como desculpa a divulgação do cristianismo; o neocolonialismo do século XIX usou o argumento de levar o progresso da ciência e da tecnologia ao mundo.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDaniel ortiz aluno da 2° "C"
ResponderExcluirImperialismo é a pratica através da qual, nações poderosas procuram ampliar e manter controle ou influência sobre povos ou nações mais pobres.As marcas profundas deixadas pelo neocolonialismo se refletem em suas culturas, políticas, economias e são vistas com clareza nas guerras e massacres causados por diferença éticas. São paises ainda de certa forma, dominados pelas nações poderosas.
É a esse domínio que chamamos de IMPERIALISMO.
ALUNAS:SILVINA/MARICÉLIA 2FASE C NOTURNO
ResponderExcluirProcesso de exploração econômica e dominação política estabelecido pelas potências capitalistas emergentes ao longo do século XIX e início do século XX, que culmina com a partilha da África e da Ásia, Colonização da África e da Ásia). A disputa por novos mercados envolve Reino Unido, França e Bélgica, primeiras potências industrializadas; Alemanha e Estados Unidos, que conhecem o apogeu industrial e econômico a partir de 1870; e Itália, Rússia e Japão, que ingressavam na via da industrialização.
Os países industrializados necessitavam encontrar territórios ricos em matérias-primas para abastecer suas economias e novas regiões para investir o capital excedente. Além das colônias comerciais, as colônias de assentamento deveriam atender aos problemas de crescimento populacional e de fornecimento de mão-de-obra numerosa e barata. As inovações tecnológicas decorrentes da segunda Revolução Industrial e a exploração de novas fontes de energia aumentam a capacidade de produção das indústrias – outro fator que força a busca de novos mercados.
jhonatan fase C
ResponderExcluirO imperlismo foi uma política que tem por fim a formação e a manutenção de impérios. Foi um dos fatores decisivos na história antiga e moderna.Ideologicamente significa uma tentativa de justificar. a expansão imperial. A origem dos impérios deve ser procurada geralmente na conquista, O termo tem, várias acepções e o conceito é muito controvertido. Desde a publicação, em 1902, do livro de J. A. Hobson, Imperialism (imperialismo),tem sido discutido, principalmente pelos teóricos do marxismo, como Rosa Luxemburgo e Lenin, e pelos seus críticos modernos.
ALUNOS:VANDA E EVERALDO FASE:2c
ResponderExcluirO CONCEITO DE IMPERIALISMO MODERNO NO FINAL DO SÉCULO 19 E COMEÇO DO SÉCULO 20,A ECONOMIA MUNDIAL VIVEU GRANDES MUNDANÇAS .A TECNOLOGIA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL AUMENTOU AINDA MAIS A PRODUÇÃO ,O QUE GEROU UMA GRANDE NECESSIDADE DE MERCADO CONSUMIDOR PARA,ESSES PRODUTOS E UMA NOVA CORRIDA POR MATÉRIAS PRIMAS. A CONCEPÇÃO DE NEO-IMPERIALISMO FOI REALIZADA POR ECONOMISTA INGLESES E FRANCESES NO INÍCIO DO SÉCULO 19.ESTE CONCEITO CONSTITUI_SE EMDUAS CARACTERISTICAS FUNDAMENTAIS :O INVESTIMENTO DE CAPITAL EXTERNO E A PROPRIEDADE ECONOMICA MONOPOLISTA. UM PAÍS IMPERIALISTA ERA UM PAÍS QUE DOMÍNAVA ECONOMICAMENTE O OURO,E DESSE MODO A CAPITALIZAÇÃO DAS NAÇÕES IMPERIALISTAS GRADATIVAMENTE SE AMPLIAVA ,ASSIM COMO A ABSORÇÃO DOS PAÍSES DOMÍNADOS PELO MONOPÓLIOS ,MÃO_DE_OBRA BARATA E ABUNDANTE E MERCADOS CONSUMIDORES LEVAVAM DO CICLO DO NOVO COLONIALISMO,QUE É O PRODUTO DA EXPANSÃO CONSTANTE DO IMPERIALISMO.
Sara 2 fase c
ResponderExcluirÉ a prática das nações poderosas da qual procuram ampliare manter controle sobre povos ou nações mais pobres.
O imperalismo é associado somente com expansão econômica dos países capitalista e é exercido direta ou indiretamente,polítca e economicamente.
Esse movimento se reflete em suas culturas, políticas, econômicas. A Inglaterra França, Alemanha, Bélgica, Itália todos tinham atitudes imperalista com o objetivo de aumentarem sua margem de lucro e assim dominando e explorando esses povos. É a esse domínio da-se o nome de Imeralismo
Imperialismo
ResponderExcluirImperialismo é a política de expansão e domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras, ou sobre uma ou várias regiões geográficas.
O imperialismo contemporâneo pode ser também denominado como neocolonialismo, por possuir muitas semelhanças com o regime vigorado entre os séculos XV e XIX, o colonialismo.
Ivan e Rosimeire
Esta prática está registada na história da humanidade através de muitos exemplos de impérios que se desenvolveram e, em muitos casos, foram aniquilados ou substituídos por outros. No entanto, o conceito, derivado de uma prática assente na teoria econômica, só surgiu no início do século XX.
Ivan e Theodoro 2ºA
ResponderExcluirNo final do século XIX e começo do século XX, a economia mundial viveu grandes mudanças. A tecnologia da Revolução Industrial aumentou ainda mais a produção, o que gerou uma grande necessidade de mercado consumidor para esses produtos e uma nova corrida por matérias primas.
A concepção de neo-imperialismo foi realizada por economistas ingleses e franceses no início do século XIX. Este conceito constituiu-se em duas características fundamentais: o investimento de capital externo e a propriedade econômica monopolista. “Um país imperialista era um país que dominava economicamente o outro”, e desse modo a capitalização das nações imperialistas gradativamente se ampliava, assim como a "absorção" dos países dominados pelos monopólios, mão-de-obra barata e abundante e mercados consumidores, levavam ao ciclo do novo colonialismo, que é o produto da expansão constante do imperialismo.
Luiz Otávio e Rosimeire 2ºA
ResponderExcluirImperialismo é a política de expansão e domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras, ou sobre uma ou várias regiões geográficas.
O imperialismo contemporâneo pode ser também denominado como neocolonialismo, por possuir muitas semelhanças com o regime vigorado entre os séculos XV e XIX, o colonialismo.
Esta prática está registada na história da humanidade através de muitos exemplos de impérios que se desenvolveram e, em muitos casos, foram aniquilados ou substituídos por outros. No entanto, o conceito, derivado de uma prática assente na teoria econômica, só surgiu no início do século XX.
leandro gomes martins 2 fase A
ResponderExcluirImperalismo
Entato, nos primeiros anos da década de 40 do século XIX o esgotamento das possibilidades de crescimento dessa industria levou a ingraterra a uma seria crise economia.
E em toda parte novas ferrovias eram contruidas com capitais equipamentos é até mesmo tecnicos britanicos.
Aluna; RuchellE Elizeth 2 F A
ResponderExcluirImperialismo e o nome da base do capitalismo que nasceu nas ultima decadas do seculo xix quondo os monatalios dos paises capitalistas avançados começaram a investir capital em outros paises portanto capitalismo manapolista e imperialismo tem tudo a ver.
A causa e bem simples. Oimperialismo e consequencia do capitalismo monapolista. Um pais se torna imperialista quando suas empresas nacionas crecem a ponto de se tornar monapolios.
Os monapolios investem capital dizemos que eles esportam capital em outros paises, ou seva, se tornam donos de plantaçoes, minas, canpanias de tranposte, empresas comercias, bancos e ate mesmo fabricas qual o objetivo,lucros, e claro. Como,viajamos alguns exemplo do seculo xix.
Imperialismo é a prática através da qual, nações poderosas procuram ampliar e manter controle ou influência sobre povos ou nações mais pobres.
ResponderExcluirAlgumas vezes o imperialismo é associado somente com a expansão econômica dos países capitalistas; outras vezes é usado para designar a expansão européia após 1870. Embora Imperialismo signifique o mesmo que Colonialismo e os dois termos sejam usados da mesma forma, devemos fazer a distinção entre um e outro.
Colonialismo normalmente implica em controle político, envolvendo anexação de território e perda da soberania.
Imperialismo se refere, em geral, ao controle e influência que é exercido tanto formal como informalmente, direta ou indiretamente, política ou economicamente.
nome-wagner rondon da silva 2fase
luceliaramos 2fase c. a primeira fase d revoluçao industrial acnteceu entre (1780-1840). a industria de algodao era a principal fonte de divisa para os cofres ingleses. a euforia na segunda fase da revoluçao industrial durou ate 1873 quando uma crise economica surgiu no panorama mundial.a revoluçao industrial consistiu substuiçao das ferramnetas pelas maquinas; da energia humnana pela modo de produçao fabril.o imperialismo constiu-se por politica de conquista na colonialismo,justificativa no seculo xIx, e na revoluçao industrial.
ResponderExcluirRamona de Arruda 2º Fase A
ResponderExcluirA primeira fase da revolução industrial começou durante o século 1780 e 1840. NO século XX o crescimento das industriais levaram a Inglaterra a uma seria crise economia. Em 1820 houve o aperfeiçoamento de locomotivas e a construção de ferrovias foi enorme as industriais eram obrigadas a investir cada vez mais em tecnologia . Enquanto nas cidades tem ha grandes desenvolvimentos e no campo desenvolve a mecanização,o desenvolvimento do capitalismo financeiro o imperialismo teve suas conseqüências a primeira guerra mundial,a fome, o desemprego, as brigas, etc
Claudia Augusto 2º B
ResponderExcluirProcesso deexploração economica e dominação politica estabelecido pelas potencias capitalistas emergentes ao longo do século XX,que culmina com a partilha da África e da Ásia.Colonização da África e da Ásia.Adisputa por novos mercados envolve Reino Unido,França e Bélgica,primeiras potências industrializadas.É a política de expansão e domínio territorial,cultural e econômico de uma nação ou sobre outras.TRUSTE é a expansão utilizada para designar as empresas ou grupos.
lidilaine e francismara 2° fase B
ResponderExcluirO IMPERIALISMO
A formação do capitalismo monopolista representou uma rupturas das teorias econômicas liberais que defendiam a livre concorência das empresas e um mercado competitiva sem interferência do estado
Na desputa por mercados,as capitalista eram obrigados a investir cada vez mais em tecnologia.PORi sso,procuravam incentivar o desenvolvimento de novas invenções e o aperfeiçoamento das técnicas existentes,visando o aumento da produtividade e ao barateamento dos produtos para vencer a competição com outras empresas.AO mesmo tempo,na prática podia-se verificar acrescente substituição do trabalho humano por máquinas_proceso que ficou conhecido como mecanização ou automoção.
Aluno: Moisés e Mirna 2 FASE B
ResponderExcluirO imperialismo do seculo xix foi as atitudes de cinco grands países europeus que eram Inglaterra,Italia,França,Alemanha e Belgica.Agiram de forma criando um proceso de denominação politica e economica chamado Neocolonialismo,esse processo de denominção capitalista estavam em busca de novas riquezas e materia~primas e novas terras e novos mercados consumidor,mas o principal objetivo desse sistema era dividir o mundo em potencias capitalista nos continantes Asiaticos e Africanos.
O neocolonialismo conseguiu seus objetivos usando sua idéia de levar as colonias suas tecnologia e sua ciencia.
FIM!!!
rone celso 2° fase B
ResponderExcluirO IMPERIALISMO
Porém,como os concorrentes faziam a mesma coisa,isso geravam uma corrida que acabava levando a diminuição dos lucros.Miutas empresas iam a falencia e as que sobbreviviam passavam a controlar fatias cada vez maiores do mecado.No final do século XIX,era tão forte a tendência a criação de monópolis nos ESTADOS UNIDOS que o cogresso aprovou,em 1890,a lei SHERMAN-aprimorada em 1914,quando recebeu o nome de lei antitruste-proibindo que uma única empresa,ou grupo de empresas,exercesse controle sobre o mercado de qualquer produto.
Mesmo com a medida,a tendencia a concentração de capital prosseguida.
Alunos: jacqueline e claudio. 2 fase B
ResponderExcluirO Imperialismo é uma prática através da qual, nações poderosos procuram ampliar e manter controle eou influência sobre os povos mais pobres.
Algumas vezes o Imperilaismo é associado somente com a expansão econômica dos países capitalistas; outras vezes é usado para designar a expansão européia após 1870.Embora Imperialismo signifique o mesmo que colonialismo e os termos sejam usados da mesma forma, devemos fazer a distinção entre um e outro.
Colonialismo normalmente implica em controle político, envolvendo anexação do território e perda da soberania e o Imperialismo se refere , em geral, ao controle e imfluência que é exercido tanto formal como informalmente,direta e inderetamente, política ou economicamente.
Entre os seculos XVIII,alguns naçoes concorrentes criaram varios imperios ,especialmente de carater colonial,o maior imperio da epoca moderna e de Felipe II,
ResponderExcluirDa Espanha,Portugal,Inglaterra,Franca e Holanda.
O Imperalismo na sua forma de expansao territorial,ainda nao esta interamente liagado,pois alguns territorio, especilamente na Africa,continua com o seu status colonial.
2 FASE B
GRACIELLE E JOEL
Jessica Elayne e Gleicy 2°fase B
ResponderExcluirIMPERIALISMO : É a política de expasão e dmínio territorial´,cultural e econômico de uma noção sobre outras,ou sobre uma uo várias regiões geográficas.
No final do século XIX aeconÔmia mundial viveu grandes mudanças.
o IMPERIALISMO no século XIX
OS principais páises que adotaram a prática do imperialismo REINO UNIDO,FRANÇA BELGICA,IÁLIA,ALEMANHA,PORTUGAL,ESPANHA,PAÍSES BAIXOS,JAPÃO,RÚSSIA,ESTADOS UNIDO e outros....
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluiraluna.linda meire martins dias.
ResponderExcluir2fase .c
noturno.
01/04/2011
O imperialismo do seculo xix foi as atitudes de cinco grandes paises europeus que eram Ingraterra,Italia,Franca ,Alemanha,e Belgica ,agiram de forma criando um processo de dominação politica e economica chamado de neocolonialismo,esse processo de dominação capitalista estavam em busca de novas riquezas e materias-primas e novas terras e novos mercados para abranger seu mercado consumidor mais o principal objetivo desse sistema era dividir o mundo em potencias capitalista ,e explorar as terras descobertas nos continentes Asiáticos e Africano.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAluno: Tiago Franco 2°Fase A
ResponderExcluirImperialismo é a política ocorrida na época da Segunda Revolução Industrial. Trata-se de uma política de expansão territorial, cultural e econômica de uma nação em cima de outra. O imperialismo contemporâneo é chamado de neo-imperialismo, pois possui muitas diferenças em relação ao imperialismo do período colonial. Basicamente, os países imperialistas buscavam três coisas: Matéria-prima, Mercado consumidor e Mão-de-obra barata.
Os países imperialistas dominaram, exploraram e agrediram os povos de quase todo o planeta. A política imperialista provocou muitos conflitos, como a Guerra do Ópio na China, a Revolução dos Cipaios na Índia, etc. Assim, ao final do século XIX e o começo do XX, os países imperialistas se lançaram numa louca corrida pela conquista global, desencadeando uma rivalidade entre os mesmos.
ALEX CARLOS 2° B
ResponderExcluirNo final do século XIX e começo do século XX, a economia mundial viveu grandes mudanças. A tecnologia da Revolução Industrial aumentou ainda mais a produção, o que gerou uma grande necessidade de mercado consumidor para esses produtos e uma nova corrida por matérias primas.
A concepção de neo-imperialismo foi realizada por economistas ingleses e franceses no início do século XIX. Este conceito constituiu-se em duas características fundamentais: o investimento de capital externo e a propriedade econômica monopolista.
Aluna:Carolina 2 fase c
ResponderExcluirImperialismo,era preciso descobrir novas alternativas de investimento que representassem aplicação lucrativa para os excedentes de capital gerados na industria do algodão.A euforia de desenvolvimento nessa segunda Revulucao Industrial durou até 1873. O desenvolvimento desigual do Capitalismo fez com que o capital se concentrasse em algumas noções, como França,Inglaterra e Estados Unidos.A politica Imperialismo que foi adotada pelas grandes potência imperialismo que foi adotada pelas grandes potência devido á necessidade de consequirem novos mercados e consequencia aumentarem o volume de suas exportação
Aluna:Silvia e Marilza
ResponderExcluirSérie:2ºA
No século xvi,o mundo já havia assistido a uma corrida colonialista.Portugal,a Espanha,a Inglaterra,a França e a Holanda haviam se apoderado das terras do continente americano e criado colônias.
No final do século xviii e inicio do xix,a maioria das antigas colônias européias na América conseguiu a independência.
A partir de 1870,países da Europa,os Estados Unidos e o Japaõ se envolveram na aventura neocolonial.Uma verdadeira corrida onde ninguém queria ficar para trás.O novo colonialismo centrou suas conquistas em territórios dos continentes africanos e asiático.Esse colonialismo da segunda metade do século xix ficou conhecido como imperialismo ou neocolonialismo.
A violência foi a principal caracteristicas dessa acirrada disputa.Ela fez centenas de milhares de vitímas.
O que teria motivado essa nova corrida colonialista no fim do século xix?
Fatores econômicos tiveram grande peso.O imperialismo representou uma saída para a crise que começará a afligir a economia capitalista mundial em 1873.
Depois de um longo período de crescimento,a economia européia entrou em crise.As fábricas e as fazendas produziam grande quantidade de mercadorias em um tempo cada vez menor.Houve uma superproduçaõ.Os preços e os juros despencaram.
Na tentativa de superar a crise,os países aumentaram as medidas protecionistas.O imperialismo foi um desdobramento dessas medidas.Com as conquistas,buscavam-se mercados para escoar o excesso da produçaõ e de capitais.Cada economia industrializada queria mercados cativos.
ALUNO: EDEMILSON A .SILVA FASE: 2ª B
ResponderExcluirFoi a política de expansão territorial, cultural e econômica das potencias europeias no final do sec. XIX, logo após a segunda revolução industrial....foi também chamado de neo-colonialismo pois possui muitas diferenças em relação ao período colonial. Basicamente, os países imperialistas buscavam três coisas: Matéria-prima, Mercado consumidor e Mão-de-obra barata.
Essa concepção de imperialismo foi perpetrada por economistas alemães e ingleses no início do século XX. Nele, há duas características fundamentais:
-investimento de capital externo
-propriedade econômica monopolista.
Desse modo, a capitalização das nações imperialistas gradativamente se ampliava sobre os países dominados, pois monopólios, mão-de-obra barata e abundante e mercados consumidores levavam ao ciclo do novo colonialismo, que é o produto da expansão constante do imperialismo.
Prof. Miriam, sou o Prof. Marcos da Escola vandoni, parabens pelo trabalho desenvolvido com os alunos utilizando-se da tecnologia. Felicidades cara colega. Também quero parabenizar a escola pela aquisição de novos computadores, pois este educandário merece e também parabéns pelo trabalho competente do colega Raul da STE.Um abraço a todos.
ResponderExcluir